A Escola de Educação Coorporativa da Unicamp (Educorp) lançou na última semana o projeto Trilha de Aprendizagem para Desenvolvimento de Lideranças. O programa inclui cursos de negociação e gestão de conflitos, feedeback, gerenciamento do tempo e liderança, que poderão ser realizados independentemente. A Trilha é voltada para funcionários que ocupam cargos gratificados, ou devem vir a ocupá-los nos próximos meses, e ainda não passaram pelos cursos de capacitação gerencial oferecidos pela Universidade.
“Estamos em uma transição geracional. Há um grande número de funcionários experientes se aposentando e muitos funcionários jovens, ou com menos tempo de casa, assumindo seus postos. Isso produz, em muitos casos, uma certa descontinuidade. A pessoa que sai leva aquela bagagem e a pessoa que está entrando, não por falta de qualificação ou competência, mas por falta de experiência, sofre muito na transição”, explicou a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars.
De acordo com Mônica Rovigatti, diretora da Educorp, a Trilha tem como objetivo o nivelamento de todos os gerentes da Universidade, com a formação de 500 pessoas até meados de 2020. “É uma trilha de aprendizagem básica, de conhecimentos iniciais para quem precisa liderar equipes”, afirmou. Para Atvars, o projeto visa uma formação massiva que faça diferença na Universidade.
Composta por cursos de curta duração, entre 12 e 20 horas, a Trilha pretende orientar a formação do funcionário, com flexibilidade para adequar-se a sua disponibilidade de tempo e interesse. Inicialmente composto por cursos voltados a aspectos comportamentais da liderança, o programa deverá agregar cursos de ferramenta de gestão, que já estão disponíveis na Educorp.
Teresa Atvars
Coordenadora Geral da Unicamp
Mônica Rovigatti
Diretora da Educorp
No mesmo formato, serão lançadas nos próximos meses, a Trilha de Aprendizagem para Graduação e Trilha de Aprendizagem para Laboratórios, voltadas às especificidades de cada uma dessas áreas.