O Grupo de Trabalho Linguagem Simples e Inclusiva, designado pela Portaria CGU No. 01/2023, presidido pelo instrutor da Educorp, Thiago Pinheiro Rosa, foi constituído para realizar o mapeamento de modelos documentais já usados nas diversas Unidades e Órgãos, além de promover a análise e revisão, objetivando recomendar a uniformização e a simplificação para a produção dos atos administrativos e de comunicação, assim como atualizar e otimizar a comunicação na esfera da Universidade. E, numa primeira etapa obteve excelente retorno das unidades e órgãos, evidenciando a importância do tema que corresponde a uma parte significativa dentro do conjunto de cursos da Educorp.
DIAGNÓSTICO OBTEVE RESPOSTAS DE 77,27% DO PÚBICO ALVO
Para realizar, de forma participativa a Etapa de Diagnóstico dos trabalhos, foi encaminhado um formulário eletrônico para as Unidades/Órgãos contendo questões básicas e objetivas com o intuito de diagnosticar as principais características (espécie, forma, conteúdo, entre outros) dos atos administrativos elaborados, além de verificar o conhecimento/abrangência do tema Linguagem Simples, conjunto de práticas que têm por objetivo fazer com que os textos sejam mais fáceis de ler/compreender, no âmbito da comunicação institucional interna.
No total, foram obtidas 85 respostas, correspondente a 77,27% do público-alvo, contando com a participação de todas as Unidades de Ensino e Pesquisa, todos os Órgãos Centrais da Administração, além de Órgãos da área da Saúde, Comissões, Centros e Núcleos.
Os dados obtidos serão utilizados, pelo GT, como referência para realização das Etapas 02 (Análise, discussão e revisão dos modelos/práticas adotadas) e 03 (Atualização e elaboração de manuais referentes às recomendações de escrita e elaboração de atos administrativos) do GT.