O processo de formação e capacitação complementar dos servidores técnico-administrativos da Unicamp, através da Educorp é essencial para, criar novos vínculos e motivação profissional e também para ampliar a abrangência de atuação junto à sociedade. Promover a inclusão é um dos importantes alcances que atividades como o curso de Mediadores em Libras, alcança .
A participação cada vez maior dos profissionais da Universidade em projetos estratégicos das Unidades e Órgãos evidencia a importância desse aprendizado contínuo.
Um exemplo de resultados práticos: na Faculdade de Tecnologia, o que seria inicialmente um auxílio na realização de um evento, transformou-se na consolidação de uma parceria em um projeto de consciência ambiental para surdos.
Silvia Helena Covais, servidora do Colégio Técnico de Limeira há 38 anos, realizou o Curso de Mediadores de Libras pela Educorp, iniciado em 2022 e iniciativa pioneira da Unicamp , através da Educorp. Diz ela: “Um curso iniciado em agosto de 2022, com extensa carga horária, que agregou muito aos meus conhecimentos na Língua de Sinais. As professoras do curso foram sensacionais e, inclusive, duas delas eram surdas: as professoras Rose e Luciana.”
Recentemente, ela recebeu contato de uma professora bilíngue na CEIEF Rafael Affonso Leite, em Limeira, dizendo que a sua turma de alunos surdos estava iniciando um Projeto de consciência ambiental pelo Programa Ecoedu Ambiental, na FT e, animada, relata: “Fui até o local e esse foi o meu primeiro contato com crianças surdas. Foi simplesmente maravilhoso! Consegui interagir e conversar com elas.”
Então, a Coordenadora do Programa Ecoedu Ambiental, a Profa. Dra. Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro, da FT, convidou Silvia para trabalharem juntas no seu projeto de consciência ambiental para os surdos, na mediação de Libras. O aceite foi instantâneo: “Creio que poderei auxiliá-la sendo esse instrumento de acessibilidade linguística e inclusão social, além de derrubar as barreiras entre os surdos e os ouvintes dentro da Universidade.”
Em um elo de aprendizado, esforço e oportunidades, a Educorp cumpre o seu papel estratégico de estimular e cultivar o aprendizado, o conhecimento e o saber do servidor técnico- administrativo e da própria Universidade. E para isso investe na participação das mais variadas competências que decorrem da composição do quadro de Paepe´s, em parcerias com unidades e órgãos. A equipe responsável pelo curso em pauta, é composta por duas instrutoras surdas, uma fonoaudióloga e uma pedagoga, profissionais de referências nas suas respectivas áreas de atuação. São acompanhada por Cirlene Venturini, da equipe da Educorp.
O resultado mais evidente e significativo desse modelo de aprendizagem e de gestão, está na inserção da comunidade dentro de nossos espaços, na formação de profissionais altamente qualificados e no desenvolvimento de projetos de inclusão e acessibilidade, promovendo transformação social efetiva.
A Educorp que assim, cumpre seu papel estratégico de estimular e cultivar , o aprendizado, também contribui para consolidar uma Unicamp ,efetivamente Inclusiva, planeja nova edição do curso para breve. Outros bons resultados, certamente virão.