A parceria da Educorp com a Fenf – Faculdade de Enfermagem, tem apresentado resultados qualitativos e quantitativos expressivos, no preparo do conjunto profissional da Enfermagem na área da saúde da Unicamp. Dezenas de profissionais têm passado por capacitações de grande relevância. O BLS – Suporte Básico de Vida – é utilizado para treinamento de equipes de profissionais de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. Já o ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia – proporciona o alcance do melhor resultado possível para os indivíduos que estão experimentando evento com risco de vida. A parceria que passou a ser melhor sistematizada a partir de um apoio de formação que a Educorp levou à CGU e que possibilitou, para docentes da FENF, parceria com a fundação australiana, atualizou formação tem possibilitado suprir a demanda. E além desses resultados, há um alcance importante e que responde ao campo de pesquisa e de formação.
A seguir uma breve entrevista com a Profa. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, da Fenf , organizadora das formações, instrutora da Educorp.
1. Como foi o início da sua instrutoria junto à Educorp?
Em julho de 2022, eu recebi o convite para ministrar o curso de Suporte Básico de Vida aos funcionários do Hemocentro, desde os profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos), equipe do setor de engenharia e segurança. Foram ministrados 10 cursos para este público e depois expandimos para o HC-UNICAMP.
2. Quais são os requisitos credenciadores para capacitação em BLS e ACLS?
Sou Instrutora credenciada pela America Heart Association para ministrar os cursos de ACLS – Suporte Avançado
de Vida Cardiovascular e PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria. Além de ser docente, atuar na assistência a pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva e pesquisadora na mesma temática.
3. Como você avalia a participação dos profissionais que atuam no complexo de saúde da Unicamp e que buscam ter a capacitação em BLS ACLS?
A formação e atualização constante destes profissionais é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e eficaz no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória. E a estratégia utilizada para estes cursos que estamos ministrando trata-se da Simulação Realística que têm sido avaliada por diversos estudiosos ao redor do mundo como um método de ensino promissor na retenção de conhecimento. A satisfação e autoeficácia após a finalização dos cursos é notória, além da grande procura por parte destes profissionais.
Nathalia Mallaman Galhardi, doutoranda pela Fenf, orientada pela Profa. Rafaela, também instrutora, avalia a importância no seu percurso acadêmico.
Qual a contribuição que você , como instrutora BLS e ACLS , acrescenta na sua formação acadêmica?
A formação acadêmica do aluno de pós-graduação envolve além da pesquisa, o ensino. Realizar os cursos de BLS e ACLS como instrutora na Educorp, com alunos que já tem experiência profissional e buscam atualização, acrescenta ainda mais experiência minha formação no eixo do ensino, é possível desenvolver competências de didática, avaliação e feedback, além do aprimoramento na utilização de metodologia ativa de ensino teórico e prático.
E a Educorp agrega, para cumprir seu papel institucional, competências diversas que trazem atualização e direcionam para um exercício profissional de excelência.