Diante da recente renovação do convênio de cooperação entre a Unicamp e o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros Campinas, a Educorp que, em parceria com a DGRH e outros órgãos da administração, já disponibiliza algumas ações para o público, apoiará as novas iniciativas e também, naquilo que lhe compete, irá ampliar ações educacionais e de formação profissional para os patrulheiros que atuam na Unicamp e apoiará ações gerais para o conjunto dos Patrulheiros de Campinas. O novo termo firmado entre as duas instituições vai oferecer, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de assistência à saúde. As primeiras ações decorrentes do novo termo de cooperação, envolverá de imediato o Departamento de Música do Instituto de Artes e a Faculdade de Educação Física. Outras – como o cursinho preparatório popular Malunga – terão início em 2024.
Assinado pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, e pelo presidente do Campc, Adailton José Santos Silva, o acordo terá cinco anos de duração. e vai oferecer às adolescentes aulas preparatórias para provas de vestibular na Universidade e em escolas técnicas, assistência odontológica e cursos de música e educação física, além de acesso à biblioteca comunitária e a cursos oferecidos pela Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp que ampliará ações e dará apoio ao conjunto de atividades previstas nos tópicos educacionais e de formação profissional. O acordo assinado consolida parceria iniciada há 49 anos, na gestão do Prof. Zeferino Vaz e pela Sra. Maria Angélica Barreto Pyles, fundadora do Patrulheirismo Campineiro. , pelos d Srprimei e tratando, principalmente, de programas de jovem aprendiz – por meio dos quais os adolescentes podem adquirir experiência no mundo profissional. Segundo o reitor Antonio José de Almeida Meirelles “Trata-se de uma ampliação, mas de forma a combinar atividades nossas – que ajudem a formar pessoas melhores e gerar novas oportunidades – com a abertura de um espaço de ação para os nossos alunos no que se refere à curricularização da extensão… é um bonito projeto de extensão, mas já nesse novo espírito. O de servir também ao propósito de formação dos nossos alunos”. Diversos projetos estão previstos.
Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho,Maria Aparecida Quina de Souza, diretora geral de Recursos Humanos, Giovanna Beraldo de Azambuja Silva, coordenadora de Desenvolvimento da Divisão de Gestão de Pessoal da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Isabel Araújo, assessora da Proec e a supervisora da seção de bibliotecas comunitárias da Unicamp, Gislaine Melo, e Edison Lins, coordenador da Educorp que, na solenidade, expressou reconhecimento à Unicamp, afinal “sou um ex patrulheiro”, disse, na solenidade de assinatura da renovação da parceria.
(Com informações da reportagem do jornalista Tote Nunes,no Portal Unicamp).
https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/08/22/unicamp-amplia-acordo-com-patrulheiros-campinas