Educorp inicia Curso Introdutório de Habilidades em Emergências
Médicos residentes da FCM/HC, capacitação importante.

Teve início sábado, 25/05, o Curso Introdutório de Habilidades em Emergências que tem como docente responsável o Prof. Dr. Bruno Augusto Goulart Campos, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. O curso estabelece um novo marco para a EDUCORP que reforça, com o curso de grande relevância, capacitação para os médicos residentes que atuam na área da saúde da Unicamp. O curso tem como objetivos estratégicos principais, desenvolvidos em 5 estações, tudo realizado no espaço da Educorp.

1.Qualificar residentes para o uso adequado dos equipamentos de emergência, assim como de acordo com os procedimentos adequados. Esses procedimentos fazem parte do plano de educação continuada em emergências, com retomadas previstas a cada 6 a 12 meses para manutenção da proficiência. Como recebemos médicos residentes das mais diversas áreas do país, o curso presta-se também em uniformizar as habilidades em emergência.

2. Capacitar os médicos residentes do Hospital de Clínica da Unicamp a realizar, de forma segura e cientificamente embasada, procedimentos médicos  utilizados na Emergência. Esses procedimentos incluem técnicas seguras para obtenção de acesso venoso central guiado por ultrassonografia, intubação orotraqueal através de visualização direta e videolaringoscopia, reanimação cardiopulmonar e sequência rápida de intubação.

Edson Luiz Kitaka que responde pela Coordenação Técnica da Educorp, organizou, junto com o docente responsável, avalia que como o  público alvo do curso são os médicos do programa de Residência Médica da FCM Unicamp, as especialidades clínicas com aprendizagem já nos primeiros anos da Residência. A previsão é atender cerca de 124 alunos/ano. As habilidades permitem:

• Avaliação rápida e precisa do estado do paciente.
  • Capacidade de realizar procedimentos de reanimação e estabilização.
  • Competência para gerenciar múltiplas emergências concomitantes.

Edison Lins, Diretor da Educorp, informa que há ainda  possibilidade de ampliar, no futuro, a oferta para  profissionais da rede pública da região, como atividade de Extensão. E avalia como muito relevante o curso trazer ampliação de temas de capacitação ocorrida na Educorp e também é mais uma ação em parceria com a área docente da Unicamp, trazendo tanto “maior abrangência para a Escola, bem como qualificando ainda mais as ações formativas”.

Educorp inicia Curso Introdutório de Habilidades em Emergências
Dr Bruno Campos, da FCM. Coordenador Técnico da capacitação, via Educorp.
Educorp inicia Curso Introdutório de Habilidades em Emergências
Parceria colaborativa da Educorp com segmentos docentes traz maior abrangência e inclusão de todos os segmentos.