Trilha para Educação Antirracista
Unicamp recebe centenas de professores da rede estadual

A Unicamp recebeu, na manhã do sábado 8/6, para uma aula inaugural, aproximadamente 500 docentes das duas Diretorias de Ensino da rede estadual em Campinas, para uma trilha visando fortalecer, nas escolas públicas, a Educação Antirracista. O evento formativo foi organizado através da Pró-reitora de Cultura e Extensão (PROEC), com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp, a Educorp – cuja programação de cursos tem o tema – com acompanhamento e apoio da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e de docentes da Faculdade de Educação.  Designada como trilha ANTIRRACISTA – DIVERSIDADE E EQUIDADE: VAMOS CONVERSAR SOBRE! De forma mais específica, “ANTIRRACISMO E PROTOCOLOS PARA O ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA e será composta por mais 3 encontros, sempre aos sábados, no campus (10/08-24/08-21/09) e será concluída em um espaço externo.

A mesa solene de abertura foi composta pelo Prof. Paulo Cesar Montagner, Chefe de Gabinete, Edison Cardoso Lins, Diretor da Educorp, pela dirigente da Diretoria Campinas Oeste, Patrícia Adolf Lutz, pela Profa. Norma Kerches Rogieri, representando o dirigente da Diretoria Campinas Leste, Nivaldo Vicente e Fernando de Carvalho Lopes, Supervisor de Ensino na mesma diretoria.  Equipes das duas diretorias estiveram presentes. Em seus pronunciamentos todos destacaram a importância da parceria da Unicamp com a Educação Pública, como forma de trazer avanços em vários temas, atualizar e consolidar conceitos inclusivos e de superação para construção de uma educação antirracista no cotidiano das salas de aula. Os fundamentos gerais do curso foram descritos, aos professores da rede, pela Profa. Maristela Coccia Moreira de Souza, Coordenadora de Currículo da DE Campinas Oeste.

Centenas de professores da rede estadual para uma Educação Antirracista
Trilha para Educação Antirracista
Mesa de abertura. Unicamp e Diretorias de Ensino Campinas Oeste e Leste, parceria que fortalece e qualifica a Educação Pública.

Aula Inaugural
Foi ministrada pela Profa. Dra. Elisabete Figueroa dos Santos, intitulada   “Impactos do Racismo na Educação e na Saúde: apontamentos para uma perspectiva antirracista”.  A próxima aula, também com a Profa. Elisabete, abordará: “Horizontes ético-políticos da educação antirracista: (re) construindo práticas”.

Destaque-se a expressiva participação dos docentes vinculados às duas diretorias e a importância da ação que renova o compromisso da Unicamp com avanços para a Escola Pública, fortalecendo o sentido de inclusão qualificada, que a pauta. A   integração de órgãos da Universidade, em uma robusta política de Extensão e de aproximação com a sociedade, tem marcado a relação da Unicamp com as redes públicas de ensino.