A Educorp, com instrutoria de profissionais do Grupo Qualidade do HC, disponibiliza a capacitação Looker Studio, funcionalidade do Google, com quem a universidade possui assinatura. Trata-se de uma ferramenta que transforma dados em relatórios e painéis informativos, relacionados à atuação das diversas áreas, para demonstração e compartilhamento de dados.
Com o Looker Studio é possível construir indicadores que possibilitam a transformação dos dados brutos em informações e conhecimentos. É uma ferramenta que faz parte do pacote Google que a Unicamp oferece para sua comunidade.
Com o curso Locker Studio, conteúdo organizado por integrantes do Grupo Qualidade do HC, oferece a possibilidade do avanço na direção da gestão e tomada de decisão baseada em dados e indicadores, ajudando a comunidade Unicamp dar um salto de qualidade na gestão dos seus processos administrativos, acadêmicos e assistenciais, caso da Área da Saúde, referenciados em indicadores chaves (KPI’s) construídos através do Locker Studio. Assim, o curso permite avanço técnico e quebra paradigmas, uma vez que as instrutoras do curso que são Enfermeiras de uma área específica, utilizam o Looker Studio nas suas rotinas, gerando bons resultados. Ao expandir, com o curso, a possibilidade de uso para outras áreas, trará melhorias de controle e de acompanhamento, através de uma ferramenta google, já acessível e que permite organização de indicadores de qualidade.
Novas turmas estão sendo estruturadas.
Saiba do conteúdo do curso:
1. Acesso à plataforma: pela conta google institucional a partir do acesso à internet
2. Criação de relatórios: criando relatórios e dashboards do zero ou acessando documentos já iniciados anteriormente
3. Conexão a banco de dados: vinculação do relatório à fonte de dados que será utilizada pelo usuário e gerenciamento dos dados vinculados
4. Configuração de dimensões e métricas: construção de gráficos, tabelas e quadros a partir dos dados vinculados anteriormente, definindo o formato de apresentação dos dados
5. Exploração de gráficos e filtros: apresentação dos tipos de gráficos, quadros e tabelas e aplicação de cada um na visualização dos dados, bem como a utilização de filtros para refinar a busca pelas informações necessárias
6. Exploração de visuais: recursos visuais disponíveis na plataforma para aprimorar a experiência do usuário e seu interesse pelo conteúdo apresentado
7. Compartilhamento, publicação e incorporação de relatórios: com outros editores, leitores ou público-alvo
8. Levantamento de indicadores e confecção de fichas técnicas: explicação de conceitos e fichas técnicas dos indicadores de cada unidade, auxiliando na sua construção, interpretação e uso acurado das fontes de dados adicionadas