Seminário Gestão Pública e o tema  Métodos Analíticos

People Analytics é um método de gestão de pessoas baseado na coleta, organização e análise de dados sobre o conjunto de profissionais das organizações em geral.  O Prof. Cristiano Torrezan, docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp,  apresentou o tema em perspectiva de gestão estratégica de pessoas. Para ele, o uso de ciência de dados e de métodos analíticos, permite avançar na prospecção de cenários e qualificar a tomada de decisão. Portanto gestores e lideranças devem ter atenção para o potencial contido nos dados como forma de melhorar a gestão, no caso Unicamp, em órgãos administrativos.

Seminário Gestão Pública e o tema  Métodos Analíticos

Com mudanças e inovações baseadas em  dados , os processos   geram resultados positivos na gestão das unidades. A transformação digital e as novas tecnologias são uma realidade. Podem promover mudanças profundas nas organizações, em  processos internos e em comportamentos individuais de impacto  nas equipes. É preciso ir além de apenas ter os dados e conceitos teóricos, ambos fundamentais. É preciso, e possível, encarar revisão de processos, atualizando-os, obtendo  resultados impactantes com base em dados.

Indagado pelo coordenador técnico da Educorp,  Edson Kitaka, se a universidade está com dados brutos, relativos aos seus servidores, organizados adequadamente e preparados para produzirem resultados e visões multidimensionais que possam apontar novos caminhos na gestão de pessoas com a utilização da IA, o prof. Torrezan respondeu que a Unicamp possui um bom nível de organização e controle dos seus dados, que são fontes riquíssimas para produção de indicadores e apontamentos de tendências que podem produzir novos conhecimentos e estratégias em benefício de toda a comunidade.

Seminário Gestão Pública e o tema  Métodos Analíticos

People Analytics é, pelo que se apontou no evento, um processo de coleta, organização e análise de dados sobre os comportamentos individuais e das equipes. Essa metodologia tem o objetivo de contribuir para a tomada de decisão, antecipando tendências e aprimorando estratégias para boa gestão pública. Segundo Edison Lins, Coordenador da Educorp, é este também o objetivo do 1º. Seminário Educorp de Gestão Pública evento que tem reunido dezenas de gestores administrativos, buscando ampliar a qualidade na gestão administrativa da Universidade.