Eu Sou porque Somos: a filosofia ubuntu no reconhecimento e valorização da diversidade profissional e pessoal na Unicamp.

Curso Vivência Ubuntu de Educação Antirracista

Aconteceu na Educorp, iniciando uma temática de relevância para gestão de pessoas,  com a colaboração de um grupo coordenado pela Profa. Debora de Souza Santos, da Fenf – Faculdade de Enfermagem, o curso  Vivência Ubuntu de Educação Antirracista. A turma, com participação de diversas áreas das unidades e órgãos da  área da saúde. Importante destacar que o HC da Unicamp, com impacto nas demais unidades da saúde e da universidade,  está atuando em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) (BRASIL, 2017), atendendo a obrigatoriedade, e por conseguinte, dando a devida importância à autodeclaração para promover a equidade na saúde e em criar um ambiente de atendimento mais inclusivo e respeitoso para as pessoas que lá buscam o cuidado.  A base do curso, uma vivência compartilhada, tem como base o Ubuntu ou “Eu sou porque nós somos”, um conceito e filosofia de origem africana que leva à percepção de que nos humanizamos por meio da conexão e relação com o outro. Afinal  todos nós, a partir da colaboração e solidariedade podemos nos desenvolver.

Cristiano da Silva, Diretor de Gestão de Pessoas do HC, avalia que:  “A vivência foi uma experiência fantástica e rica para ajustarmos as mudanças na linguagem institucional e pessoais sobre o tema racismo, capacitar os RHs que são área de escuta e acolhimento é a busca em investimento em pessoas e todas as diversas pessoas, início em atender/saber das diversidades. A Educorp, abrir este canal faz toda diferença na busca de diversidade na universidade. ”

Instrutores do curso
Bruno Pereira da Silva | Renata Soares da Luz | Giovanne Bento Paulino | Fernanda Mota Rocha | Gabriela Rodrigues Bragagnollo | Patrícia Lima Ferreira Santa Rosa

Curso Vivência Ubuntu de Educação Antirracista