Educorp/Fiocruz:  Educação Corporativa no Setor Público em pauta

A Educorp, como diretriz de gestão, tem buscado aproximações com instâncias de Educação Continuada (formação, capacitação e colaboração) em geral e com as instituições do Setor Público, de forma específica. Em recente reunião técnica com a Coordenação da Escola de Educação Corporativa da Fundação Fiocruz, houve reforço de tais objetivos, com tratativas técnicas importantes, entre as duas equipes.

Internacionalização e Programa de Desenvolvimento (PDG) foram focos
A Coordenação da Escola Corporativa da Fundação Fiocruz manifestou interesse em conhecer ações de Internacionalização da Unicamp. A Educorp apontou o PDG desenvolvido pela Fiocruz, como foco de interesse. A internacionalização, tema de interesse da Fiocruz, que investirá no tema na sequência do seu PDG. O mesmo tema, está na programação do novo PDG/Unicamp, retomada de uma experiência importante e pioneira, sendo aqui a retomada, parceria Educorp e DGRH, com diretrizes e apontamentos do Grupo de Trabalho designado pela CGU, através da Portaria 05/2022.

Internacionalização – relevante experiência da Unicamp
A Educorp convidou o Prof. Rafael de Brito Dias, docente da FCA e assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp, órgão responsável pelo Programa Mobilidade Internacional de Funcionários. O Prof. Dias apresentou a visão geral da Unicamp, tratando de diversificadas ações estratégicas da universidade para o tema, com abertura de várias ações conjuntas.

Prof. Rafael de Brito Dias

A mobilidade internacional para funcionários
A Unicamp investe estrategicamente alcançando diversos segmentos, consolidando a relevância da Internacionalização. Mostrando como ocorre na prática, a Mobilidade Internacional para Funcionários, houve apresentações de duas experiências recentes de mobilidade para funcionários, evidenciando a importância do investimento institucional:

Andrea Cristina Tavares Franco de Godoy, Intercâmbio ocorrido com a Universidade de Coimbra, visando a descoberta novos caminhos para resgatar o egresso de volta à Universidade, mantendo o vínculo e buscando melhorias com parcerias com a comunidade brasileira e internacional.

Andrea Cristina Tavares Franco de Godoy

Thiago Pinheiro Rosa da Secretaria de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia da Unicamp-FT, Instrutor da Educorp, onde coordena o tema Linguagem Simples, apresentou os resultados da sua recente Visita Técnica junto ao CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTÍFICAS, em Barcelona, ESPANHA e do INTERCÂMBIO – PROSPECÇÃO DE PARCERIAS INTERNACIONAIS, junto à UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA, em Lisboa, PORTUGAL, no qual tratou-se também do tema Linguagem Simples.

Thiago Pinheiro Rosa

A Educorp reitera cumprimentos aos dois expositores e aos colegas que têm participado da experiência. Um novo encontro geral dos participantes está em fase de organização pela DERI e Educorp, consolidando espaço de disseminação do conhecimento e das experiências realizadas.

Educorp/Fiocruz:  Educação Corporativa no Setor Público em pauta
Thiago Pinheiro Rosa, Andrea Cristina Tavares Franco de Godoy, Edson Cardoso Lins

Resultados importantes
A visita técnica, Educorp/Fiocruz, mostrou diversas possibilidades, tanto de parcerias específicas, como de articulação para expandir interação entre Escolas Corporativa, em geral . E , de forma mais direta e específica, entre Escolas e Espaços de Educação Corporativa do Setor Público,. Uma agenda para o 2º. Semestre estará sendo divulgada.