Reunião Educorp com representantes do Tribunal Regional do Trabalho-15, sediado em Campinas, reforçou a importância, para ambas as instituições, fortalecer parceria colaborativa para troca de experiências na formação técnica que consolide melhoria de comunicação com a sociedade. O tema Linguagem Simples constituiu a pauta inicial. E permitiu ampliar diálogo para outras cooperações. Representando o TRT, estiveram a Dra Daniela Macia Ferraz Giannini, Juíza Auxiliar da Presidência e Coordenadora-Geral do Co.Labora 15, Laboratório de Inovação do Tribunal e Lara de Paula Jorge, Coordenadora Executiva do Co.Labora 15. Conheceram também o estúdio Educorp, novo espaço para geração de conteúdo para EAD versões em Educação Remota.
A aproximação trará forte troca de ideias e experiências técnicas e estratégicas. Pela Educorp também participaram , Edson Kitaka, coordenador técnico, Valéria Gouveia Martins, assessora e o Coordenador Executivo da Escola, Edison Lins que avalia como “ de fundamental importância a aproximação técnica da Educorp e do TRT15, visando parcerias colaborativas diversas, como forma de aproximação maior da própria Unicamp, em relação à sociedade” e pontua que “tal aproximação fortalece a construção de uma Educação Corporativa com visão de setor público qualificado e contribuindo para a inclusão de todos os segmentos da população, caso do tema em pauta, a Linguagem Simples”.
Thiago Pinheiro Rosa, da FT e instrutor de Linguagem Simples na Educorp, que preside o GT Linguagem Simples, designado pela CGU , em fase de conclusão dos trabalhos, apresentou uma futura plataforma, desenvolvida a partir do referido GT, objetivando aplicação prática da Linguagem Simples, com ferramentas inéditas. Ele avalia que “ a importância de a Educorp compartilhar com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15) as experiências em Linguagem Simples desenvolvidas na Unicamp e também com outros órgãos públicos. A adoção de uma comunicação clara e acessível é essencial para melhorar o entendimento das informações e promover uma cultura de transparência e inclusão em nossas instituições.”
E prossegue…”no contexto do TRT, é um enorme privilégio participar de um projeto de longo prazo voltado para consolidar essa cultura em um dos principais tribunais do país.”
A Unicamp, pelo trabalho resultante dos cursos Educorp e do trabalho do GT, tem sido pioneira em vários aspectos, tendo contribuído com a adoção dessa linguagem na carta de serviços da Prefeitura de Campinas e está estabelecendo parceria com o TCU para atualização nas documentações do importante órgão de controle externo.
O impacto da Linguagem Simples
A Linguagem Simples transforma documentos complexos em mensagens diretas e compreensíveis, facilitando o acesso à informação para todas as pessoas. Isso pode acelerar processos, reduzir ambiguidades e aumentar a eficiência administrativa.