PDG

Foi lançado nesta 6ª. 31/08, a nova versão do PDG – Programa para Desenvolvimento de Gestores que estará com inscrições abertas a partir de 16/9, seguindo uma escala de todas as funções gratificadas e, na sequência, aberta para todos os profissionais com potencial para gestão. O PDG atual tem como referência o Programa de Desenvolvimento Gerencial, que foi lançado em 2004, através da então AFPU, hoje Educorp. Foi uma ação pioneira da Unicamp em relação às universidades públicas estaduais e das primeiras experiências de formação específica para gestão, no Brasil. O Programa teve sua última turma em 2019. Houve demanda da comunidade para a retomada e passou a fazer parte do programa da atual gestão à frente d Reitoria desde abril de 2021.

A Coordenadoria Geral da Universidade, através da Portaria 05/2022, designou um Grupo de Trabalho,  composto por funcionários de diversos órgãos e unidades e presidido por Edison Lins, da Educorp. Também integraram o GT, as Sras. Maria Aparecida Quina de Souza, Diretora da DGRH e Gláucia Beatriz Lorenzetti, que coordenou a primeira versão do PDG. O Grupo promoveu e apontou em relatório as várias reuniões e indicações temáticas. Novos temas foram  inseridos e farão parte da grade curricular do Programa. A Coordenadora Geral designou a DGRH e a Educorp o trabalho de implantação. O formato mais flexível permitirá que, para cada aula concluída, haja  certificado. A certificação totalizadora será emitida  após conclusão do chamado Projeto Integrador.

O Reitor, Antônio José de Almeida Meirelles, não pôde participar por ter compromisso governamental em São Paulo. A Profa. Maria Luiza Moretti o representou e destacou elementos relevantes e humanizadores, que devem fazer parte da visão e da prática de um gestor da Unicamp. Maria Aparecida Quina de Souza, Diretora da DGRH, resgatou a importância da primeira versão do programa e apresentou dados, tais como o total de profissionais da carreira Paepe que tem função de gestor. Edison Cardoso Lins reforçou a integração dos dois momentos do PDG. Destacou ainda o papel do Grupo de Trabalho que gerou um relatório, referência norteadora.

O Prof. Fernando Sarti proferiu a aula inaugural tendo como tema   Planejamento, Gestão e Inovação Institucional da Universidade, reiterando a importância do PDG e também pontuando os vários desafios que devem direcionar os gestores da Unicamp, como referência.

A aula, que fará parte do programa destacou elementos de muita relevância e que precisam fazer parte do conjunto programático, sintetizados em uma impactante proposta: Construir a Unicamp dos nossos sonhos: inclusiva, diversa, sustentável, dinâmica, inovativa e com atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência de excelência.

De forma objetiva, é esse o papel do novo PDG . Um programa que precisa ser permanente e renovado para uma gestão pública qualificada.