Órgão Responsável pela formação continuada de todos os segmentos que integram o quadro profissional da Unicamp, a Educorp disponibiliza ações formativas para os mais diversos temas e práticas. Há parcerias internas estratégicas. Por exemplo, com o Departamento de Enfermagem do HC e área de Educação Continuada do Hospital de Clínicas. , caso do curso Acessos Vasculares, sob responsabilidade técnica de dois instrutores da Enfermagem do Hospital de Clínicas. A enfermeira Ana Paula Gafanhoto, que já faz parte do conjunto de instrutores da Educorp, e Edilson Tadeu Andrade, atuando como instrutor da Educorp pela primeira vez. Ambos são os responsáveis pelas 10 turmas que acontecerão. O Diretor do Departamento de Enfermagem, o Enfermeiro Joaquim Antonio Graciano, avalia que “ é de extrema importância essa capacitação para terapias venosas, incluindo também vias de aplicação de medicamentos como tópica, oral, intramuscular e a intravenosa.”, Joaquim diz ainda que “em hospitais terciários, como nosso, a via venosa é a mais frequente, diante da demanda de uma ação rápida e controlada em sua distribuição.”. Ele ressalta a importância dos instrutores serem do corpo técnico do HG, pela especialização dos mesmos e por estarem inseridos no ambiente de prática
Assim a realização do curso ganha importância pela atuação contínua da enfermagem, no manejo correto dessas vias, tanto nos cateteres implantados pelos médicos como nos implantados pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem, no sentido de evitar eventos adversos como contaminações, flebite, extravasamento, infecção da corrente sanguínea e trombose. A capacitação atualizada mitiga eventuais dados.
TÓPICOS TRATADOS
– Tipos / Indicações e Tempo de Permanência dos Dispositivos/ Portfólio HC-Unicamp
– Boas Práticas como Prevenção das Complicações e dos Eventos Adversos
– Apresentação das Tecnologias e dos Times do GCATI
IMPACTOS
Os enfermeiras e enfermeiras são capacitados para realizar o planejamento da terapia intravenosa, indicação assertiva do dispositivo para o tratamento do paciente. Também para a seleção adequada de cateteres com base na condição clínica e tratamento proposto aos pacientes, inserção e manutenção dos cateteres com técnicas assépticas, que reduzem o risco de infecções de corrente sanguínea e outras técnicas para aplicação de diversos protocolos e procedimentos preconizados. O treinamento possibilitará a multiplicação, na equipe, como os técnicos de enfermagem, para o trabalho diário no atendimento aos pacientes atendidos, com referência de qualidade, pelo HC, mitigando as ocorrências complicadoras aos pacientes através das boas e atualizadas práticas.