
Na penúltima sessão do 2º. Seminário Educorp de Gestão Pública, o tema abordou o envolvimento de profissionais técnicos administrativos (carreira Paepe) com a área de produção do conhecimento da Unicamp. Dados do S-Integra, apontam a seguinte distribuição do quadro Paepe pela escolaridade e titularidade.

Os dados demonstram um número significativo de profissionais Paepe com graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Todos os segmentos que compõem a carreira Paepe são relevantes para que a Unicamp alcance resultados que a colocam como a segunda mais importante universidade da América Latina.
O Seminário abriu espaço para 3 experiências referenciais, que evidenciam a conexão com a academia.

A Educorp tem como papel abrir espaço para mostrar o envolvimento dos funcionários com o meio acadêmico . Eventos como o Simtec – que em 2026 terá a 10. Edição – e o Conpuesp (que integra profissionais da Unesp e da USP), são espaços relevantes para expor, debater e validar tais experiências.
O Seminário apontou também a importância da Carreira Paepe no processo de reconhecimento, em perspectiva de Gestão Integrada de Pessoas. A Educorp tem tido, neste período recente, aproximação importante com a Deri – Diretoria Executiva de Relações Internacionais, repercutindo experiências de mobilidade internacional. Tem havido também aproximações com instituições externas, como a Escola da Fundação FioCruz, onde o tema está em pauta.











A segunda edição do Seminário, espaço relevante para divulgação e integração de experiências importantes, termina nesta quinta, 20/03/2025, com o tema Gestão Estratégica de Pessoas.
