
Na manhã da segunda-feira, 31 de março, convidada, a Educorp participou da série Diálogos Inovadores, promovida pelo TRT da 15ª Região, por meio de seu instrutor, o Prof. Thiago Pinheiro Rosa, da Faculdade de Tecnologia da Unicamp.
O evento, realizado em formato de webinar tendo como tema Linguagem Simples, foi transmitido para toda a área de abrangência do TRT-15 (interior e litoral de São Paulo) e alcançou cerca de 600 visualizações, incluindo profissionais da Unicamp.
Durante o encontro, as juízas do trabalho Dra. Fernanda Amábile e Dra. Juliana Benatti, que integraram a mesa temática, contribuíram com reflexões valiosas sobre a aplicação da Linguagem Simples no Judiciário.
A participação da Educorp se deu no contexto de parceria técnica com o TRT-15. A colaboração técnica específica para ações formativas sobre Linguagem Simples será formalizada por meio de um Termo Aditivo. Recentemente a Unicamp e o Tribunal firmaram Termo de Cooperação Geral, referência para o termo aditivo.
A participação da Educorp no evento, contou com o suporte técnico do estúdio da Educorp, sob responsabilidade técnica de Rafael Marques, da equipe Educorp, responsável pelo espaço, com apoio da estagiária Helena Gomes De Camargo Neves
Helena Gomes de Camargo Neves.


Link para assistir o evento:
https://www.youtube.com/live/u3f1wOIV93M?si=bFbRVTlVBd3_5rKs
A Linguagem Simples no serviço público e na Unicamp
No dia 12 de março deste ano, o Senado Federal aprovou o projeto de lei, que prossegue em tramitação finalizadora e que torna obrigatória a utilização de linguagem simples por todos os órgãos públicos do país.
O objetivo é garantir uma comunicação clara, transparente e compreensível para toda a população, promovendo mais acessibilidade e cidadania efetiva.
Na Unicamp, com pioneirismo entre as universidades estaduais paulistas, a Linguagem Simples é tema da plataforma de cursos da Educorp, como elemento relevante de boa comunicação interna e na relação com a sociedade. Foi também trabalhada pela Diretoria Geral da Administração, a DGA, em suas áreas.
A importância do Grupo de Trabalho
Estudos aprofundados sobre o modelo e sua aplicabilidade foi analisada com a criação de um Grupo de Trabalho instituído pela Portaria CGU nº 01/2023. Esse grupo técnico, com participação de vários órgãos e unidades, foi presidido por Thiago Pinheiro Rosa e acompanhado pela Educorp.
Foram desenvolvidas, pelo GT, ações formativas e de apoio técnico, visando a prática para melhorias comunicacionais.
Um resultado inovador do referido GT é a criação e implantação de uma plataforma digital, lançada em um evento institucional em setembro de 2024.
O referido espaço digital, já com forte impacto externo, também foi reconhecido no evento do TRT-15. Diretrizes, conteúdos e sugestões e modelos de aplicação, considerando o tema, está disponível em : https://linguagemsimples.unicamp.br/
Entre as ações já realizadas no tema, pela Educorp, destacam-se a colaboração com a Prefeitura de Campinas na sua revisão da Carta de Serviços e o desenvolvimento de um curso assíncrono que será entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A Linguagem Simples, já adotada em diversos países, tem como missão principal ajudar as pessoas a encontrar, entender e usar as informações públicas com facilidade.