Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Alunos do curso: Acessibilidade em espaços físicos.
Alunos do curso: Acessibilidade em espaços físicos.

Teve início em 05/08/2025, um curso aberto aos interessados, tendo como público-alvo, profissionais Engenheiros e Arquitetos em um tema fundamental. A abertura do curso contou com as presenças da Profa. Núbia Bernardi da FECFAU pesquisadora sobre Acessibilidade no ambiente construído com atuação junto à DeDH (Direitos Humanos).

Profa. Núbia Bernardi da FECFAU.
Profa. Núbia Bernardi da FECFAU.

Participaram também  da abertura,  o  Coordenador da Educorp, Edison Cardoso  Lins,  o Prefeito do campus, Juliano Henrique Davoli Finelli. Ambos reconheceram a importância estratégica da capacitação e os resultados que advirão para as novas construções e ajustes necessários às construções mais antigas.

Edison Cardoso  Lins e o prefeito do campus, Juliano Henrique Davoli Finelli.
Edison Cardoso  Lins e o prefeito do campus, Juliano Henrique Davoli Finelli.

O curso  foi elaborado e organizado,  conjuntamente,  pelo LAPA Laboratório de Pesquisa Aplicada em Acessibilidade Arquitetônica e Urbana, da Prefeitura do campus, através da  arquiteta Edilene Donadon e de Silvana Pinheiro Migliaccio e pela Educorp, através do Coordenador Acadêmico, Matheus Silva Marcheti Martins e Elson André da Silva, responsável pelo eixo temático correspondente ao tema.

Histórico
A UNICAMP vem tratando da acessibilidade para pessoas com deficiência no seu espaço, que é público, já há vários anos, com projetos já executados e outros em planejamento, porém, somente a partir de 2000 com a promulgação da Lei 10.098 e mais precisamente de 2004, Decreto 5. 296 e a obrigatoriedade firmada pelo Ministério Público, as construções passaram a atender a norma ABNT NBR 9050, que trata das questões de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Assim, o conhecimento das normas legais e a reflexão da sua aplicação,  no Planejamento e na prática é  desafio o  dirimir erros nos projetos e obras novas e garantir um bom trabalho em acessibilidade. A reflexão em sala de aula com as diferentes visões dos profissionais voltados à construção civil pode trazer bons resultados no campus, em relação à inclusão da pessoa com deficiência.

Ir para o topo