Conteúdo principal Menu principal Rodapé
LINGUAGEM SIMPLES, VERSÃO ATUALIZADA – NOVAS TURMAS ABERTAS
Aula do Instrutor Thiago Pinheiro Rosa.

A integração de técnicas de escrita para descomplicar a redação de documentos
A Educorp abriu, no dia 11 de agosto, com aula ao vivo, diretamente da Sala Educorp FOP, com presenças da Diretora da unidade, Profa. Karina Gonzales Silverio e do Coordenador da Educorp, Edison Lins, que reconheceram a importância do tema e do curso em nova modalidade.

LINGUAGEM SIMPLES, VERSÃO ATUALIZADA – NOVAS TURMAS   ABERTAS
FOP abre espaço para a nova versão do curso Linguagem Simples.

A nova edição do curso Linguagem Simples: a integração de técnicas de escrita para descomplicar a redação de documentos.
O curso foi  totalmente reformulado e com abordagem dos conteúdos utilizados na rotina administrativa da Unicamp. Voltado a servidoras e servidores da Universidade, o curso foi lançado com uma turma inicial de 20 vagas, de imediato totalmente preenchida, assim como outras turmas em sequência. Diante da expressiva procura, a Educorp está abrindo novas turmas.

Formato que facilita e incentiva a prática
Na aula inicial, o responsável pelo curso, expõe de forma detalhada e didática, a versão atualizada,   formato híbrido, em três etapas principais:

·   Primeira aula síncrona de abertura, no formato remoto,

·   Período assíncrono de 14 dias para estudo dos materiais e entrega da atividade de diagnóstico,

·   Aula presencial de encerramento, com apresentação dos documentos produzidos ou revisados.

Um dos principais diferenciais do curso é a aplicação da Metodologia 3×3, criada pelo instrutor Thiago Pinheiro Rosa, especialista em Linguagem Simples e servidor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. A metodologia oferece um caminho estruturado e objetivo para a simplificação de documentos institucionais, integrando princípios da Linguagem Simples, Redação Oficial e normas da Língua Portuguesa.

Modernizar a Comunicação Pública, um objetivo estratégico
A proposta também inclui a apresentação de técnicas para modernizar a comunicação pública, abordando desde a correção de chavões e excesso de formalismos até o uso adequado de terminologias institucionais. O conteúdo foi elaborado para apoiar as práticas de escrita no setor público, promovendo maior clareza, objetividade e empatia na comunicação.

Além dos conteúdos teóricos, os participantes irão produzir ou revisar documentos reais de suas Unidades e Órgãos, aplicando os conceitos trabalhados ao longo do curso. A expectativa é que esses materiais sejam incorporados à rotina administrativa, contribuindo para a melhoria dos fluxos internos e para a oferta de informações mais claras e acessíveis aos públicos atendidos.

Com atuação na Educorp desde 2018, Thiago já ministrou cursos como Redação AdministrativaDescomplicando a Escrita e Secretaria de Colegiados. Também foi responsável, a convite do Tribunal de Contas da União (TCU), por estruturar um curso assíncrono sobre Linguagem Simples que já impactou milhares de servidores daquele órgão.

Agora, com o fortalecimento do tema na Universidade, o curso representa uma oportunidade concreta de consolidar a aplicação da Linguagem Simples como uma técnica permanente de comunicação institucional na Unicamp, alinhando-se às boas práticas já adotadas por diversos órgãos públicos em todo o país, movimento do qual a Educorp participa desde 2018, com grande impulso a partir de 2021. A versão disponibilizada foi, em maior parte, produzida no estúdio da Educorp,  conta com vários elementos de acessibilidade. E indica parâmetros técnicos para  cursos da Educorp.

Texto: Edison Cardoso Lins
Imagens: Elson André da Silva

Ir para o topo