
Em uma parceria , parte dos objetivos estratégicos da Educorp, objetivando ampliar e qualificar temas relevantes, após início bem avaliado em 2024, com importantes resultados, a Educorp, em parceria com a FCM – Faculdade de Ciências Médicas, através do Dr. Bruno Augusto Goulart Campos, docente da Faculdade.
Ele é professor da Disciplina de Emergência da. A experiência prática que disso decorre, contribui decisivamente para uma capacitação de alta qualidade e de referência.
O Curso ocorre nas dependências da Educorp. A primeira aula da retomada ocorreu em 20/09 , prosseguindo em 25/10 e 15/11, o fechamento.
A seguir uma entrevista com o Dr. Bruno Goulart Campos, Chefe da Área de Emergência da FCM-Unicamp e Coordenador do Programa de Residência Médica do Departamento de Clínica Médica da faculdade.
Ele atua diretamente na estruturação, organização e supervisão do curso de Habilidades em Emergência, trazendo a experiência adquirida na clínica médica, neurologia, terapia intensiva e medicina de emergência.
Para qual público-alvo o curso de Habilidades Emergenciais é direcionado?
O curso é voltado a médicos residentes. O foco é oferecer uma experiência prática intensiva em procedimentos essenciais da emergência, utilizando metodologias ativas com simulação realística, manequins modernos e supervisão de especialistas em Clínica Médica, Medicina de Emergência e Terapia Intensiva.
Quais os impactos desta capacitação para os alunos e médicos e na rotina do HC?
O impacto é direto em três dimensões:
• Segurança do paciente: o treinamento padronizado reduz falhas decorrentes de inexperiência ou imperícia, garantindo que os procedimentos realizados na rotina hospitalar sejam mais seguros e embasados em boas práticas.
• Integração ensino-serviço: reforça o alinhamento entre a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a COREME e o Hospital de Clínicas (HC), favorecendo a formação continuada e a extensão universitária. Só em 2023, o HC/Unicamp realizou mais de 56 mil atendimentos de urgência e emergência, muitos deles conduzidos por residentes em treinamento.
• Rotina hospitalar: médicos residentes e internos passam a atuar com mais confiança, domínio técnico e consciência da importância da padronização, o que se traduz em assistência mais ágil e eficaz ao paciente crítico.
E na formação dos futuros médicos?
O curso fortalece a formação prática dos futuros médicos, desenvolvendo habilidades que são fundamentais na carreira clínica e que impactam diretamente a qualidade da assistência em saúde. Além disso, ao estimular o ensino por pares (residentes R3 auxiliando na capacitação dos mais jovens), promove um ciclo contínuo de aprendizado, consolida competências essenciais em emergências e forma profissionais mais preparados para atuar em qualquer cenário hospitalar, nos campos da Assistência, Ensino e Extensão, sempre com o compromisso de formar profissionais competentes e de reforçar a segurança do paciente como valor central. Para isso, ele aponta a importância do trabalho em Equipe, o que a capacitação em pauta, reforça. E, de parte da Educorp, há um ganho de qualidade acadêmica, de diversificação temática , de resultado prática para melhorias nas rotinas da Universidade e potencial de compartilhamento através de parcerias externas.
















Texto: Edison Cardoso Lins
Imagens: Rafael Marques