Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Paulo Cesar Montagner ministra aula no PDG

60 anos com um histórico de conquistas e desafios.  O tema foi a base de uma aula proferida pelo reitor, no auditório da Educorp, em 16/10/2025, para um numeroso grupo representativo dos Gestores Paepes da Universidade. No encontro, parte da programação do Programa para Desenvolvimento de Gestores (PDG), houve dimensionamento sobre construção e avanços da Unicamp, relação da instituição com a sociedade, em vários aspectos, diferenciais que fazem dela, uma das mais respeitadas universidades brasileiras e com forte reconhecimento internacional. A proposta do Programa é que gestores, em funções de liderança, conheçam a história, sintam-se parte dela e, nas suas funções, tenham um olhar proativo em suas ações. O reitor avalia que “A Unicamp é, acima de tudo, um projeto coletivo de ciência, democracia e transformação social.”  Visão que deve ser norteadora para o futuro da instituição Unicamp. Olhar visionário que se fez referencial, já em 1966, pelo seu fundado Zeferino Vaz.

O Reitor fez observações específicas e complementares em um texto , que a seguir compartilhamos:

Paulo Cesar Montagner

“Foi uma grande satisfação participar do PDG (Programa de Desenvolvimento de Gestores) e falar sobre a nossa universidade — a Unicamp — e sobre o papel que ela desempenha no presente e no futuro do Brasil. Mais do que apresentar números (nossos números são robustos), busquei compartilhar histórias, visões e desafios de nossa Universidade.

Desde a sua fundação, em 1966, a Unicamp nasceu com uma missão ousada: produzir ciência de ponta e formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento do país. E, quase 60 anos depois, ela segue fiel a esse propósito.

Reafirmamos compromissos e princípios que temos em nossa gestão, dentre alguns (1) a defesa inegociável da universidade pública, gratuita, de qualidade e com autonomia com foco na sustentabilidade financeira da Unicamp, (2) o acompanhamento e atenção nas propostas oriundas da reforma tributária, com forte presença de nossas universidades públicas vinculadas ao Governo de SP, (3) os compromissos com os direitos, o bem-estar e a valorização das pessoas, investindo em políticas de gestão de pessoas comprometidas com o presente e o futuro, (4) o desejo de fortalecer nossas áreas de sustentabilidade e acessibilidade, avançando na construção de uma universidade ambientalmente responsável e socialmente justa, e que promova políticas de acessibilidade, (5) na criação de condições que favoreçam a convivência intergeracional, o acolhimento das novas gerações e a valorização da memória institucional, reconhecendo o saber de quem está na universidade há décadas e acolhendo o olhar de quem chega com novas perguntas e novas linguagens e por fim, (6) a preservação e ampliação de nossa capacidade da escuta ativa e de diálogo com nossa comunidade e com a sociedade reforçando os vínculos com a sociedade civil, movimentos sociais, as diferentes esferas governamentais, assim como as parcerias com empresas e o surgimento de novos negócios de base tecnológica.

Vamos buscar atuar em diversas frentes:

●       no aprimoramento das carreiras e da progressão funcional;

●       no fomento à qualificação permanente e à valorização da formação;

●       na gestão do conhecimento institucional acumulado;

●       na promoção do bem-estar, da saúde física e mental no ambiente de trabalho;

●       na escuta ativa dos diferentes segmentos que compõem nossa comunidade.

Aos nossos estudantes dos cursos de Educação Corporativa, um agradecimento pela dedicação. Eles são protagonistas dessa história da Unicamp, mantêm viva a chama da curiosidade, da crítica e da inovação. Cada projeto de formação, monografia, dissertação e cada tese defendida aqui é uma contribuição concreta para o avanço do conhecimento e para o futuro de nossa universidade.

E é por isso que a Unicamp segue investindo nesse projeto — porque acreditamos que a pesquisa é o melhor investimento que uma instituição pode fazer em si mesmo, e as respostas que recebemos de nossa comunidade profissional são muito valiosas. Seguimos olhando para o futuro com esperança, confiança e responsabilidade, a Unicamp é, acima de tudo, um projeto coletivo de ciência, democracia e transformação social.”

Paulo Cesar Montagner ministra aula no PDG

O PDG, programa inovador e pioneiro, foi retomado em 2023. Faz parte do esforço da instituição para uma gestão ágil, moderna e sintonizada com uma história sempre inovadora e formuladora nas áreas em que atua. Foi pontuado ainda que a Unicamp vive a maior renovação geracional, docentes e funcionários, da sua história. Referenciar-se, então, em uma importante história e , a partir dela, um olhar para avançar continuamente.

Confira todas as fotos: Aula PDG | Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner – 16/10/2025

Texto: Edison Cardoso Lins

Imagens: Helena Gomes de Camargo Neves

Ir para o topo