À medida que a Linguagem Simples ganha importância e visibilidade, tanto em contextos gerais quanto na esfera pública, cresce também o desafio de torná-la conhecida em seus conceitos e na prática. Foi desmistificando ideias equivocadas sobre o tema que Thiago Pinheiro Rosa, uma das referências nacionais na área e instrutor da Educorp, abriu a penúltima sessão do 3º Seminário de Gestão Pública da Escola, realizado na manhã de quinta-feira, 23 de outubro.
Thiago explica:
“O que temos buscado fazer, além de ensinar a técnica, é esclarecer o conceito para ninguém achar que é mais um modismo ou algo que não incorpore valor na rotina.”
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que exige o uso de Linguagem Simples na comunicação dos órgãos públicos (leia aqui). Além disso, desde 2024, o tema passou a ser reconhecido como Norma Técnica Brasileira (ABNT NBR ISO 24495-1), que define:
Linguagem Simples é a comunicação que coloca os leitores em primeiro lugar.
Ela considera:
• o que os leitores querem e precisam saber
• o nível de interesse, conhecimento e letramento dos leitores
• o contexto em que os leitores utilizarão o documento
(Conheça a norma ABNT NBR ISO 24495-1)
O tema começou a ser discutido na Unicamp em 2021 e ganhou destaque desde então. Em 2022, a Educorp ofereceu o primeiro curso sobre Linguagem Simples, com cerca de 20 turmas. Reconhecendo o potencial transformador do tema e o interesse da comunidade, a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) instituiu um Grupo de Trabalho para uniformizar e simplificar a produção dos atos administrativos e das comunicações institucionais. Os resultados desse esforço começaram a ultrapassar os limites da Universidade. A partir de 2024, órgãos públicos externos passaram a demonstrar interesse em aprender e aplicar a metodologia.
Entre as instituições parceiras estão a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15). Durante o seminário, Thiago conduziu uma roda de conversa com representantes desses órgãos.
Alessandra Figueiredo, da Secretaria de Gestão de Pessoas da PMC, destacou que o objetivo é tornar mais acessível o catálogo de treinamentos e oficinas das secretarias municipais. Bruno Corrêa Mancini, do Laboratório de Inovação (Colabora) do TRT-15, explicou que a Linguagem Simples tem ajudado a facilitar mediações e conciliações, promovendo acordos mais rápidos e amigáveis, sem a necessidade de processos judiciais completos.
Os resultados já são perceptíveis. Alessandra relata feedbacks positivos tanto de servidores quanto da população e menciona uma nova parceria com a Escola de Governo. Bruno observa que o projeto tem aproximado magistrados e servidores e destaca a conquista do Selo Nacional de Linguagem Simples, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhecimento concedido a tribunais que adotam linguagem direta e compreensível, especialmente em decisões judiciais.
Também participou, por vídeo, Wagner Paschoal de Andrade Antônio, da Procuradoria Acadêmica da USP, que atua em projetos ligados às normas institucionais, concursos e portarias.
“A Linguagem Simples tem tudo a ver com os Princípios da Administração Pública, especialmente os da Eficiência e Transparência”, afirmou Wagner, destacando que o projeto da USP prevê capacitação de multiplicadores para difundir o conhecimento a diferentes públicos da Universidade.
Da parceria com o Tribunal de Contas da União e o Instituto Serzedello Corrêa surgiu a metodologia 3×3, que integra etapas da Linguagem Simples a princípios da redação oficial, fortalecendo a aplicação prática dos conceitos.
Com o aumento da procura, tanto interna quanto externa, o grupo de trabalho desenvolveu o Programa de Multiplicadores em Linguagem Simples, também oferecido pela Educorp. O Programa aborda tópicos complementares e essenciais para a aplicação da Linguagem Simples, como Terminologias, Design, Tecnologia e Inteligência Artificial (IA).
Você pode conhecer mais sobre o Programa no EDUCAST nº 06, em que Thiago Pinheiro Rosa conversa com convidados sobre o tema.
Visite também o site Linguagem Simples e Inclusiva da Unicamp para conhecer materiais, projetos e ações em andamento.
Assista à íntegra do seminário no Canal da Educorp no YouTube
Galeria completa de fotos: III Seminário de Gestão Pública Qualificada – 23/10/2025
Texto: Daniel Sobottka Nery e Edison Cardoso Lins
Imagens: Helena Gomes de Camargo Neves
