Educadoras da DEDIC : parceria Educorp para Educação Inclusiva

A Educorp em atenção ao permanente esforço do conjunto de profissionais da DEdIC – Divisão de Educação Infantil e Complementar – para formação, aprimoramento atualização e capacitação, organizou, em parceria, uma trilha formativa visando, assessoramento e orientações para educadoras e educadores da DEdIC, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Dedic, responsável por importantes etapas iniciais de Educação de filhos de funcionários, docentes e alunos, iniciou uma trilha de formação e atualização com enfoque em importantes temas educacionais. De acordo com as Diretrizes Pedagógicas da DEdIC, ao entender a criança como ser social, histórico, cultural e de direitos, compreende-se que dentre cada uma dessas definições existem especificidades a serem consideradas para uma efetiva inclusão, sendo que as legislações e políticas públicas inclusivas preveem a garantia da igualdade de direitos.
A DEdIC defende a educação Inclusiva com qualidade de trabalho a todos os envolvidos. É seguro que uma equipe bem estruturada e com recursos de apoio profissional capacitado é a melhor forma de atingir os objetivos de aprendizagem de todas as crianças e garantir a real inclusão.
A igualdade de direitos é fator primordial e a Educação infantil, que ocorre na DEdIC, respeita e valoriza as diferenças, foca no potencial de todas as crianças que frequentam seus espaços de acolhimento e de educação.
A formação continuada com temas pertinentes aos desafios vividos na escola inclusiva tem-se tornado indispensável no contexto educacional, além de ser prevista legalmente.
A trilha educacional deu início no primeiro dia de agosto, na sala multiuso da DEDIC, contando com a participação, na abertura, da gestora do órgão, Simone Rodrigues, do Diretor da Educorp, Edison Lins, e Valéria Gouveia, assessora da Educorp para ações educacionais.
A trilha educacional ocorrerá até outubro, às terças-feiras e quintas-feiras.
Na Programação há temas que reforçam a organização de uma escola inclusiva, tais como: Legislação TEA/Inclusão; Tecnologia assistiva; Acessibilidade; Organização de uma escola inclusiva; TEA: seletividade alimentar; Rigidez cognitiva no TEA.