Primeira etapa do Programa é concluída e 22 projetos com aplicabilidade foram apresentados.

A Unicamp vem se consolidando, desde 2021, como referência nacional na promoção da Linguagem Simples no setor público. Esse protagonismo foi reforçado com a sanção da Lei nº 15.263/2025, em novembro de 2025, que estabelece a adoção da Linguagem Simples como diretriz para a comunicação pública. A partir do trabalho conduzido por um Grupo de Trabalho designado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2023, a Universidade avançou no mapeamento interno, na elaboração de ferramentas e na oferta de ações de capacitação alinhadas às boas práticas de clareza, acessibilidade e transparência.
Além do fortalecimento institucional interno, a Unicamp passou a receber demandas externas relevantes, provenientes de órgãos como o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), a Prefeitura de Campinas e, mais recentemente, da própria CGU Federal. Nesse contexto, a primeira etapa do Programa de Multiplicadores em Linguagem Simples foi concluída com a apresentação de 22 projetos com aplicabilidade prática, em evento realizado no auditório da Educorp, no dia 12 de dezembro de 2025, com a participação de direções de unidades e órgãos da Universidade.
Programa objetiva atender crescente demanda
O aumento expressivo da procura por orientações, capacitações e apoio técnico relacionados à Linguagem Simples evidenciou a necessidade de formar multiplicadores capazes de aplicar os princípios do tema em diferentes contextos institucionais. Diante desse cenário, foi estruturado um programa específico, com aulas aprofundadas e conteúdos complementares nas áreas de acessibilidade, inteligência artificial, neurociência e andragogia.
Ao todo, 22 participantes foram selecionados entre os inscritos, com o desafio de desenvolver projetos aplicáveis às suas áreas de atuação. Do conjunto de propostas apresentadas, 19 projetos estão vinculados a unidades e órgãos da Unicamp, sendo que algumas unidades apresentaram mais de um projeto, e 3 projetos foram desenvolvidos em órgãos públicos externos. Todos os trabalhos demonstraram potencial de impacto direto na melhoria da comunicação institucional, na redução de dúvidas e retrabalhos e no fortalecimento da transparência administrativa.

Thiago Pinheiro Rosa, servidor da Faculdade de Tecnologia (FT) e idealizador do Programa, destacou o caráter inovador das propostas, a motivação dos participantes e a qualidade técnica dos projetos, ressaltando o potencial de transformação que essas iniciativas representam para os respectivos contextos institucionais.

Edison Lins, da Educorp, ressaltou o ineditismo do Programa, em seu formato, bem como a integração entre diferentes unidades e órgãos da Unicamp e a articulação com instituições externas, ampliando o alcance e a relevância das ações desenvolvidas.
Unidades e órgãos participantes
Unidades e órgãos da Unicamp (19 projetos):
- Diretoria Acadêmica (DAC)
- Diretoria Geral da Administração (DGA) – Suprimentos
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação / Coordenadoria de Centros e Núcleos (NEPA/COCEN)
- Ouvidoria – Hospital de Clínicas (HC)
- Instituto de Economia (IE)
- Pró-Reitoria de Pesquisa / CEPID BRAINN / Faculdade de Ciências Médicas (PRP/CEPID BRAINN/FCM)
- Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) – Unidade de Internação
- Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) – 2 projetos
- Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC)
- Diretoria Executiva de Educação Básica e Técnica (DEEDUC)
- Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI)
- Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) – 2 projetos
- Gastrocentro
- Grupo Executivo de Administração de Recursos Humanos (GEARE)
- Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
- Faculdade de Tecnologia (FT) – Pós-graduação
- Diretoria Geral da Administração (DGA) – Centro de Serviços de Compras
Órgãos externos (3 projetos):
- Universidade de São Paulo (USP)
- Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15)
- Prefeitura Municipal de Campinas – Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP)
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