Conteúdo principal Menu principal Rodapé
LINGUAGEM SIMPLES  É LEI NO SERVIÇO PÚBLICO

A Lei 15.263/2025 estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples, que estabelece aos  órgãos públicos, o uso da  linguagem clara, objetiva e acessível na comunicação com o cidadão. O objetivo é facilitar a compreensão e o uso das informações públicas. A lei decorre de um amplo campo de estudos e define técnicas diversas, como o uso de frases curtas, palavras comuns, recursos gráficos e evitar os jargões técnicos.   

A Unicamp é referência no tema
Trabalho desenvolvido a partir de um Grupo de Trabalho, em 2023, tem impactos internos e, de forma relevante, para diversos órgãos públicos, em esferas municipais, estaduais e federais. A busca sistemática para compreensão e aplicabilidade de métodos para prática da melhoria da comunicação, com uso da linguagem acessível, acontece significativamente.

O papel da Educorp
A Educorp desenvolve capacitações para melhoria da interna da comunicação, com foco em simplificação qualificada  do uso da linguagem,  como melhoria dos processos de trabalho. Um desses cursos, o Descomplicando a Escrita, é oferecido desde 2018. Em 2021, a partir de uma experiência na DGA – Diretoria Geral de Administração, a Linguagem Simples foi se constituindo como um tema relevante e específico. Com o objetivo de sistematizar e ampliar a prática, em 2023 foi instituído, pela CGU, um Grupo de Trabalho,  para mapear, definir e ampliar o uso do modelo. O GT, presidido por Thiago Pinheiro Rosa, conteudista e instrutor da Educorp, já apresentou resultados importantes, resultando em ferramentas práticas e metodologia inovadora.

Multiplicadores
Com o crescimento pela capacitação no tema e já antevendo que seria Lei, foi iniciado  um Programa para Formação de Multiplicadores em Linguagem Simples. Há 22 participantes, sendo 3 externos à Unicamp´, mais uma evidência do protagonismo.

LINGUAGEM SIMPLES  É LEI NO SERVIÇO PÚBLICO

LINGUAGEM SIMPLES  É LEI NO SERVIÇO PÚBLICO

LINGUAGEM SIMPLES  É LEI NO SERVIÇO PÚBLICO
Ir para o topo